
CONCEITO
A casa Odisseia entende a arte como um bem inalienável da humanidade, por isso investe em exposições, cursos e eventos que contribuam com a democratização da produção artística e respeitem seu caráter emancipatório e reflexivo.
Em um momento em que o mundo atravessa o grande desafio dessa geração, a casa odisseia oferece ao público um conteúdo atento à transformação inevitável que envolve essa jornada global.
O diferencial da casa Odisseia é sua curadoria e programação voltada para as artes plásticas e visuais; a literatura e a música; o design e o cinema. Posto isso, nosso espaço está aberto para atingir o objetivo de difusão da arte ao maior número de pessoas.
Todas as exposições e cursos serão oferecidos no espaço físico e nas plataformas digitais.
A Odisseia, de Homero, é um dos dois principais poemas épicos da Grécia antiga, que relata a jornada do herói Ulisses (em grego Odisseu), que leva dez anos vagando pelo mar para regressar a Ítaca, sua terra natal.
Foi assim que a palavra odisseia passou a identificar toda viagem longa e cheia de dificuldades, como também aventuras que tenham obstáculos a serem superados,
e desafios com características épicas.
Assim como a ilíada, do mesmo autor, durante muitos séculos o poema foi sendo transmitido oralmente, antes de ser registrado em sua forma escrita. Daí a importância dos encontros poéticos e literários.


NOSSOS PILARES
#DEMOCRACIA
#ARTE
#HUMANIDADES

NOSSA EQUIPE

Idealizadora do conceito que sustenta a Casa Odisseia, Valkiria Iacocca é reconhecidamente uma das mais ativas agitadoras culturais da cidade de São Paulo. Sua atuação se caracteriza pelo incansável desejo de difusão e democratização da arte, resultando em uma trajetória marcada pelo incentivo e criação -- seja como produtora executiva ou curadora -- de inúmeras plataformas para a manifestação artística em seus mais variados formatos e possibilidades.
Diretora Cultural & Curadora
Valkiria Iacocca
José de Lorenzo Messina atua profissionalmente em várias vertentes envolvendo artes, esportes, atividades socioculturais e técnicas de relacionamento. Como secretário de esportes, lazer e recreação da cidade de São Paulo, foi responsável pela realização de festivais populares que levaram milhares de pessoas às ruas para comemorações temáticas e de dança. Criou várias exposições de artes visuais, entre elas “Do Cinza à Cor”, abordando a integração dos moradores de rua com seus cães. Forte referência na comunidade italiana no Brasil, tem realizado encontros sociais e promovido intercâmbio cultural entre os dois países. Seu livro Relacionamento é tudo, é considerado um guia para muitos jovens em início de carreira que ingressam no mercado de trabalho.
Diretor Executivo
José de Lorenzo Messina
